Marketing Digital

Atualizado: 31 de mar. de 2021

Para "fazer" Marketing Digital, primeiro há que fazer Marketing.

Sem uma boa política de marketing não pode haver bom marketing digital.


Antes de tudo deve fazer um estudo sobre o seu meio envolvente, sobre os seus concorrentes, clientes, fornecedores. Deve avaliar o seu produto/serviço e enquadrá-lo no meio em que está inserido. Com base nestas pesquisas deve então fazer a chamada análise SWOT. Ou seja, deve listar todas as oportunidades e ameaças bem como pontos fortes e fracos do seu negócio.


A partir daqui será mais fácil visualizar para onde pretende seguir e como.

Se necessário redefine as variáveis do marketing (produto, preço, distribuição, vendas e comunicação), descriminando ao máximo cada uma destas variáveis e impondo datas e prazos para realizar objetivos.


É aqui que entra então o Marketing Digital. Para comunicar os seus produtos e serviços cada vez mais os meios digitais são uma excelente forma de divulgação e de controlo de informação, uma vez que, bem estruturado, para além de alcançar muitas pessoas, devolve uma série de estatísticas de comportamento dos clientes e visitantes, podendo desta forma medir o retorno dos seus esforços.


O marketing digital como o próprio nome indica, engloba uma série de ferramentas digitais tais como: Site, Blog, Facebook, Instagram, LinkedIn, YouTube, Twitter, Newsletter, e-mail, Mail digital, Podcast, etc. e integra-os de forma automática, ou não.

A título de exemplo: faz um vídeo e coloca no Youtube, mas partilha de imediato no Facebook que por sua vez está a partilhar com o Instagram, que está diretamente a atualizar informação de redes sociais no seu site. Passado uns dias e porque o Facebook coloca no topo artigos mais recentes desaparecendo os mais antigos, pode fazer um upload, ou simplesmente transformar o seu video para podcast e partilhar na redes sociais. Pode também enviar Newsletters aos seus clientes ou assinantes e colocar links para o site ou inscrições online ou outra informação que queira divulgar.

Pode enviar e-mails em formato digital aos seus trabalhadores com sondagens de opinião ou convocatórias para eventos da empresa.

Todas estas ações são depois monitorizadas e realizadas estatísticas automáticas, desde quantos cliques recebeu, quem partilhou, quem leu e quem não leu, e muito mais.


Atualmente o Marketing Digital é uma ferramenta muito útil para qualquer setor ou negócio.

SIGDE, LDA