Marketing Digital

Atualizado: 22 de Mai de 2019

Para "fazer" Marketing Digital, primeiro há que fazer Marketing.

Sem uma boa política de marketing não pode haver bom marketing digital.


Antes de tudo deve fazer um estudo sobre o seu meio envolvente, sobre os seus concorrentes, clientes, fornecedores. Deve avaliar o seu produto/serviço e enquadrá-lo no meio em que está inserido. Com base nestas pesquisas deve então fazer a chamada análise SWOT. Ou seja, deve listar todas as oportunidades e ameaças bem como pontos fortes e fracos do seu negócio.


A partir daqui será mais fácil visualizar para onde pretende seguir e como.

Se necessário redefine as variáveis do marketing (produto, preço, distribuição, vendas e comunicação), descriminando ao máximo cada uma destas variáveis e impondo datas e prazos para realizar objetivos.


É aqui que entra então o Marketing Digital. Para comunicar os seus produtos e serviços cada vez mais os meios digitais são uma excelente forma de divulgação e de controlo de informação, uma vez que, bem estruturado, para além de alcançar muitas pessoas, devolve uma série de estatísticas de comportamento dos clientes e visitantes, podendo desta forma medir o retorno dos seus esforços.


O marketing digital como o próprio nome indica, engloba uma série de ferramentas digitais tais como: Site, Blog, Facebook, Instagram, LinkedIn, YouTube, Twitter, Newsletter, e-mail, Mail digital, Podcast, etc. e integra-os de forma automática, ou não.

A título de exemplo: faz um vídeo e coloca no Youtube, mas partilha de imediato no Facebook que por sua vez está a partilhar com o Instagram, que está diretamente a atualizar informação de redes sociais no seu site. Passado uns dias e porque o Facebook coloca no topo artigos mais recentes desaparecendo os mais antigos, pode fazer um upload, ou simplesmente transformar o seu video para podcast e partilhar na redes sociais. Pode também enviar Newsletters aos seus clientes ou assinantes e colocar links para o site ou inscrições online ou outra informação que queira divulgar.

Pode enviar e-mails em formato digital aos seus trabalhadores com sondagens de opinião ou convocatórias para eventos da empresa.

Todas estas ações são depois monitorizadas e realizadas estatísticas automáticas, desde quantos cliques recebeu, quem partilhou, quem leu e quem não leu, e muito mais.


Atualmente o Marketing Digital é uma ferramenta muito útil para qualquer setor ou negócio.

SIGDE, LDA



29 visualizações
envelope2.png

KLEVER Academy

Formação Profissional - Uma estratégia pessoal de evolução

Rua do Conde Redondo, 46A LISBOA
+ 351 936 280 710  /  +351 214 045 375
moodle_pc2.png
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle
  • Blogger - Black Circle